top of page

   Este site foi elaborado no âmbito do Trabalho Integrado do 1º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Como tal, somos quatro estudantes desta Instituição e com este site pretendemos divulgar informação sobre a Hepatite C, uma doença com uma incidência muito elevada na população.

​

   Criámos este site par orientar e informar melhor as pessoas infetadas e afetadas pelo vírus da Hepatite C, bem como a toda a comunidade. Acreditamos que a educação da população é fundamental para a criação de uma melhor maneira de tratar e eliminar a Hepatite C.

​

Resumo do site:

​   Atualmente, na população mundial existe uma diversidade de doenças inflamatórias que podem ser causadas por vírus, bactérias e produtos químicos. Dentro desta grande variedade podemos destacar a hepatite, a qual é uma doença que se pode subdividir em outras 3 muito importantes, A, B e C.
   Apesar de existirem várias hepatites, a Hepatite C é a mais mortal, devido à sua elevada taxa de prevalência no mundo e também pelo facto de ser a única entre as três hepatites que não apresenta uma vacina específica para a sua prevenção. Só por estes motivos apresentados, o seu estudo já se torna bastante importante.
   Esta hepatite é causada pelo vírus da Hepatite C (VHC), um vírus de RNA que apresenta diversos genótipos pertencente à família dos Flaviviridae, género Hepacivirus.
   Esta doença normalmente é assintomática e detetada tardiamente, levando à sua descoberta já num estado avançado. Existem também alguns métodos para o seu diagnóstico embora ainda não tenha sido descoberto um tratamento eficaz.
   Um aspeto bastante relevante e que nos interessa abordar em termos do nosso curso são as manifestações que a Hepatite C pode adquirir na cavidade oral. Um desses casos é o Líquen Plano Oral (LPO), o qual é uma doença inflamatória e mucocutânea e a Sialoadenite, uma inflamação das glândulas salivares.
  Têm sido realizados diversos estudos epidemiológicos com o intuito de perceber se poderá existir alguma relação entre a Hepatite C, o LPO e Sialoadenite. Os estudos já realizados são inconclusivos, pois não há consenso entre a prevalência nos países do Sul da Europa e Japão em relação ao Norte da Europa. Esta diferente distribuição geográfica das prevalências pode prender-se com fatores imunogenéticos, duração da infeção pelo VHC e ainda o tipo de estudo e métodos usados em cada publicação.

    ​

Sobre Nós

 

​

​

​

​

​

​

    Qualquer dúvida que surja, não hesite em contactar-nos.

​

    Catarina Perna

    Joana Cerqueira

    Maria Hilário

    Marta Natário

​

​

​

bottom of page