top of page

Hepatite C

   A Hepatite C representa atualmente uma situação pandémica, tendo sido estimado recentemente pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que 2% da população mundial (aproximadamente 123 milhões de indivíduos) se encontram infetados pelo VHC.

    A Hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) e que afeta sobretudo o fígado.

Incidência Mundial da doença

O que é a Hepatite C?

    A história natural da infeção pelo VHC é difícil de estabelecer, dado as características silenciosas da infeção, na maioria dos casos, e a ausência de sintomas durante muitos anos, na infeção crónica. No entanto, a análise de vários estudos prospetivos e retrospetivos permite tirar algumas conclusões.

História Natural da Doença

    O VHC é o vírus da Hepatite C pertence à família dos Flaviviridae, género Hepacivirus. O virião do VHC é uma partícula esférica com cerca de 50nm de diâmetro constituída por um invólucro no interior do qual está o genoma viral.

Virulogia

Não há vacina contra o VHC. A investigação nesta área continua em curso, no entanto, a elevada taxa de mutagenicidade do vírus tem atrasado o processo.

Prevenção

Terapêutica

    Até ao momento, não existe tratamento específico para a Hepatite C. No entanto, o interferão tem-se mostrado um medicamento muito útil no tratamento desta infeção.

    O diagnóstico da Hepatite C pode ser feito na sequência de manifestações clínicas, mas, na maioria das vezes, é feito de forma fortuita, no decurso da investigação de alterações da ALT ou de um programa de rastreio. O diagnóstico da Hepatite C assenta na identificação do vírus ou dos seus anticorpos.

Diagnóstico

    A transmissão desta doença ocorre na sua maioria dos casos por via parentérica. A infeção pelo VHC é transmitida predominantemente pelo sangue ou material contaminado.

Transmissão

bottom of page