top of page

​

​

​

   O vírus da hepatite C (VHC) é atualmente uma das principais causas de doença hepática crónica em todo o mundo. No entanto, a elevada taxa de morbilidade desta doença não se deve só as sequelas provindas da doença hepática crónica mas também à enorme variedade de manifestações extra hepáticas. As doenças extra hepáticas mais frequentes são as que envolvem predominantemente ou exclusivamente a cavidade oral.
   A importância do reconhecimento de manifestações extra-hepáticas da hepatite C em pacientes assintomáticos auxilia no diagnóstico precoce da doença melhorando o prognóstico dos pacientes.
  

   Assim sendo, pacientes com hepatite crónica pelo vírus C podem apresentar diversas manifestações extra-hepáticas:

​

  • ​Doenças hematológicas;
  • Doenças renais;
  • Doenças dermatológicas;
  • Doenças endócrinas;
  • Doenças neuromusculares;
  • Doenças articulares;
  • Alterações em glândulas salivares e oculares;
  • Desordens auto-imunes e psicológicas;
  • Outras manifestações intrabucais.

​

​   Em pacientes com o VHC, estas manifestações devem-se, possivelmente, a uma infiltração viral nos tecidos envolvidos ou a mecanismos imunologicamente mediados. Entretanto, a real patogénese que envolve o VHC e as diferentes manifestações extra-hepáticas que atacam esse grupo de pacientes não está, ainda, bem estabelecida. Razão pela qual as associações são ainda obscuras.
   Diversas manifestações intraorais têm sido observadas nos pacientes com o VHC, desde cáries dentárias a lesões malignas, destacando-se o Líquen Plano Oral (LPO) e a Sialoadenite.

​

​   Dessas diferentes manifestações destacam-se, especialmente, as lesões bucais de líquen plano.​

Manifestações da Hepatite C na Cavidade Oral

Líquen Plano

 

   O líquen plano (LP) é uma doença inflamatória crónica, mucocutânea, em alguns casos cancerável, que possui etiologia desconhecida e frequentemente agride a mucosa oral, podendo apresentar associação com a hepatite C.

Outras manifestações na Cavidade Oral

 

   Outras manifestações intrabucais associadas à infeção pelo HCV têm sido estudadas.

Conclusão

 

   As manifestações extra-hepáticas da hepatite C têm sido alvo de muitos estudos, mas são poucas as investigações sobre as alterações orais associadas a essa doença. Apesar de todo o avanço tecnológico existem sempre fatores que enviesam os resultados, como a idade, a localização geográfica, entre outros, tornam os seus resultados inconclusivos.

- Manifestações Extra-hepáticas

bottom of page